Ser um profissional autônomo é um grande desafio e ao mesmo tempo uma grande oportunidade. Usar o Marketing Digital deixou de ser um diferencial para ser uma parte essencial da sua divulgação.
Mas calma, você não precisa sair criando um site ou fazendo perfil em todas as redes sociais. Antes de tudo, você precisa entender onde estão seus clientes e como eles se conectam com os prestadores de serviços ou compram o seu produto.
Separamos cinco dicas para te ajudar a criar uma estratégia de sucesso e melhorar seus negócios. Descubra abaixo!
- Onde está seu público?
Se você é um profissional liberal, sabe que a maioria dos seus clientes vem por indicações, certo? Mas onde as pessoas te indicam?
Converse com seu público e pergunte em que redes sociais eles estão, onde eles procuram profissionais ou produtos similares aos seus.
Faça testes em grupos do Facebook. Uma das alternativas é estar presente em grupos de vizinhos nas localidades que você tem interesse em atender. Outra alternativa, é procurar grupos voltados para o seu tipo de negócio.
No Instagram, tente fazer anúncios de baixo valor baseados em geolocalização, idade e composição familiar. Se você já usa o LinkedIn, se conecte com pessoas que podem precisar dos seus serviços. Por exemplo, se você trabalha na área de alimentação, se conecte com pessoas que produzem eventos ou produtores executivos de marcas que podem precisar do seus serviços.
2.Use sua rede de contatos
Todo mundo tem aqueles clientes ou amigos fiéis que vão indicar os serviços de olhos fechados. Use essa rede poderosa para se divulgar. Você pode iniciar postando sobre seus serviços nas suas redes já existentes e pedindo para que essas pessoas compartilhem sua publicação.
Você terá sua primeira base de testes para saber de onde virão os melhores contatos e resultados. Pode iniciar pelo Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn… Cada pessoa terá mais influência em uma das redes e assim, você aprendendo qual o melhor canal para se promover, poderá dedicar mais atenção e tempo para produzir conteúdo para este canal.
Se achar interessante, faça descontos por indicação. Por exemplo, se uma pessoa informar que foi indicada pelo seu cliente via rede social, você pode dar um percentual de descontos nos próximos serviços. Desta forma, todos saem ganhando.
3. Compartilhe experiências
Use as redes sociais a seu favor. Depois de descobrir qual é o seu melhor canal de vendas, use ele para contar sobre seus negócios e diferenciais.
Tenha um arquivo digital das suas melhores entregas, peça permissão para postar fotos e depoimentos de alguns clientes ou resultados, conte sobre suas conquistas e novidades. Faça a audiência se sentir parte fundamental do sucesso do seu negócio.
Você pode programar uma ou duas publicações mensais sobre esse tema. Lembre-se de agradecer e responder as interações e indicações.
4. Não fale só de si mesmo
Ninguém quer ver um perfil que só fala sobre si mesmo. Então, inove! Dê dicas voltadas para o seu negócio. Compartilhar conhecimento é mostrar o quanto você confia no seu próprio trabalho e também como pode ajudar os seus clientes.
O seu público quer saber se você realmente entende e está informado sobre as novidades da sua área de atuação e vai se sentir grato por aprender algo novo. Você pode se tornar uma referência no seu segmento!
5.Converse com seu público
Responda comentários, mensagens diretas e se mostre disponível para receber críticas. Ninguém, além de você, pode falar melhor sobre o seu trabalho.
A partir do momento que você identificou em que rede social está o seu público, seja ativo nela e tenha todos seus dados de contato bem claros. Se possível, tenha uma tabela de preços e horários de atendimento. Isso vai facilitar até mesmo suas respostas, pois algumas dúvidas podem ser esclarecidas apenas levando o cliente até esse conteúdo.
Quer mais dicas ou uma análise da sua presença nas redes sociais? Manda uma mensagem pra gente, que um dos Kamalovers vai te responder! Nós queremos destacar as suas habilidades e tornar a sua comunicação ainda mais estratégica para alcançar seus objetivos.
Texto por Bianca Sirena, Kamalover especializada em gestão de mídias sociais. Jornalista com especialização em Marketing Estratégico, social media que atua em Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest e produtora de conteúdo para blogs e e-books.