Nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, dentistas e educadores físicos são alguns dos profissionais de saúde que ocupam as redes sociais em busca de novos pacientes ou para divulgar seus trabalhos e tratamentos. Mas como se destacar nesse mercado usando as estratégias de marketing digital? Para te ajudar preparamos um guia com 5 dicas para você aplicar na sua comunicação.
Além delas, é importante que você conheça a regulamentação da sua profissão para a comunicação digital! Segundo Resolução CFM n. 2.126/2015, os profissionais de saúde, não podem fazer uso de redes sociais para realização de consultas ou atendimento à distância, entre outras questões particulares de cada área de atuação. Todos os anúncios precisam conter o nome do profissional, especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina, o número da inscrição no Conselho Regional de Medicina e número de registro de qualificação de especialista (RQE). Outra proibição é a publicidade sensacionalista, como fotos de antes e depois de pacientes.
5 Dicas Práticas de Social Media para Profissionais da Saúde
Antes de apresentar os seus serviços, sua formação ou mesmo mostrar seu local de atendimento nas redes sociais é preciso que você saiba com quem vai conversar por lá. No caso de pediatras, por exemplo, você atende crianças mas vai conversar com os pais. Já um geriatra pode estar conversando com os filhos de seus pacientes. Essa análise vai determinar qual a linguagem das suas redes sociais.
Seus pacientes estão buscando um atendimento voltado para a prática de esportes? Aborde esse assunto nas suas postagens, valorize seus diferenciais e traga tópicos que além de interesse vão gerar conversas com o seu público.
Você não precisa estar em todas as redes sociais, mas nas que estrategicamente, escolher estar, é preciso que suas informações estejam completas. Se você tiver uma página no Facebook, informe seus endereços, horários, formas de pagamento e especialidades. A rede tem espaços destinados para todos esses dados. Se o Instagram for o seu canal de comunicação, informe como o paciente pode agendar uma consulta ou tirar dúvidas, e lembre: o principal dessa rede são as imagens! Explore esse potencial com fotos e vídeos.
Se você escolher se comunicar pelo LinkeIin, aproveite o espaço de artigos para falar dos seus conhecimentos técnicos e destacar seus cursos e especialidades. Quem optar pelo WhatsApp deve lembrar que a rede pede disponibilidade, comunicação direta e personalizada e conteúdos temporais e rápidos.
Os principais diferenciais dos profissionais de saúde são seus conhecimentos e seu relacionamento com os pacientes. O primeiro item é seu principal conteúdo para as redes sociais. Conte histórias, sem expor seus clientes, sobre suas técnicas, seus estudos e suas experiências. As pessoas querem saber que serão atendidas de uma forma humanizada e não apenas mais um paciente.
Aproveite as potencialidades do marketing digital para informar seu público sobre assuntos que vão fazer a diferença na sua qualidade de vida, de forma preventiva e atenta. Você pode informar sobre o passo a passo de exames e procedimentos, com conteúdos informativos, para quebrar tabus e se aproximar dos pacientes, por exemplo.
Um perfil nas redes sociais que não conversa com o público passa a imagem daquele profissional que nem sabe o nome do seu paciente. Agradeça os comentários, peça opiniões, responda dúvidas (mesmo que seja para informar que não pode dar essa informação via redes sociais), convide as pessoas a enviarem perguntas. Crie relacionamentos, publique depoimentos, se mostre para o público de forma humanizada e preocupada com seus pacientes.
Utilize as ferramentas do Instagram Stories para abrir esse diálogo, por exemplo. Perguntas, enquetes e vídeos podem te aproximar de futuros pacientes e destacar o seu expertise na sua área.
O seu perfil profissional não é espaço para postar fotos de um fim de semana com amigos, mas sim para mostrar sua participação naquele congresso. Seus pacientes sabem que você tem uma vida pessoal, e é importante que ela seja preservada. Eles querem conhecer você como profissional humanizado, mas não precisam ver as fotos do aniversário de um ano do seu filho ou neto.
Você pode sim se mostrar em momentos descontraídos no ambiente profissional, isso valoriza a equipe, sua formação e capacidade de relacionamento. A exposição pessoal não.
Quer mais dicas ou uma análise da sua presença nas redes sociais? Manda uma mensagem pra gente que um dos Kamalovers vai te responder! Nós queremos destacar as suas habilidades e tornar a sua comunicação ainda mais estratégica para alcançar seus objetivos.
Texto por Bianca Sirena, kamalover especializada em gestão de mídias sociais. Jornalista com especialização em Marketing Estratégico, social media que atua em Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest e produtora de conteúdo para blogs e e-books.